Quando a mídia brasileira sequer falava da Greta Thunberg, nós aqui do Saber Animal já acompanhávamos os passos dessa jovem e ativista ambiental que vem arrastando multidões de estudantes em todos os cantos do planeta e assim renovando a nossa esperança, afinal ela também é vegana e não podemos deixar de prestar a nossa singela contribuição para o despertar de novas consciências (veja aqui).
Dia 30 de outubro passado, Greta postou nas redes sociais que recebeu o prêmio ambiental do Conselho Nórdico de 2019 e, no entanto, o recusou, agradecendo a indicação dizendo se sentir honrada e explicando os motivos de sua recusa.
Destacam-se os seguintes trechos.
“O movimento climático não precisa de mais prêmios. O que precisamos é que nossos políticos e as pessoas no poder comecem a ouvir a melhor e atual ciência disponível. Os países nórdicos têm uma grande reputação em todo o mundo quando se trata de questões climáticas e ambientais. Podem se gabar por isso. Não faltam palavras bonitas. Mas quando se trata de nossas emissões reais e de nossas pegadas ecológicas per capita – se incluirmos nosso consumo, nossas importações, além da aviação e transporte marítimo -, é uma história totalmente diferente”.
A ativista sueca menciona que, de acordo com dados do WWF e da Global Footprint Network, vivem na Suécia como se tivessem cerca de quatro planetas, o que também vale para toda a região nórdica e faz o alerta de que o governo da Noruega concedeu recentemente um número recorde de permissões para exploração de petróleo e gás, o que elevará e muito as emissões globais de CO2.
“Pertencemos aos países que têm a possibilidade de fazer o máximo. E, no entanto, nossos países ainda basicamente não fazem nada” – declarou Greta.
A ativista quer ações efetivas para que seja limitado o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 graus ou até 2 graus Celsius e enquanto isso não acontece, ela e o movimento Fridays For Future optaram por não aceitar o prêmio ambiental do Conselho Nórdico e nem o prêmio em dinheiro de 500.000 coroas suecas que equivale a R$ 206.000,00 (duzentos e seis mil reais).
Um show de integridade ética e coerência.
Greta é inspiração porque suas palavras condizem com suas ações e por isso mesmo também aderiu ao veganismo há alguns anos.
Todo apoio à bravura de Greta Thunberg.