📚 Livro – Quando as espĂ©cies se encontram

Em Quando as espĂ©cies se encontram (2022, Editora Ubu), Donna Haraway nos convoca a refletir sobre como nĂłs, humanos, dividimos esta Terra com outros seres e organismos nĂŁo humanos – de bactĂ©rias a animais, mĂĄquinas e ferramentas – e sobre como nos moldamos uns aos outros. A autora trata de conexĂ”es, interaçÔes e intra-açÔes entre espĂ©cies companheiras, numa relação natural-cultural. Com uma histĂłria marcada pela convivĂȘncia com a deficiĂȘncia fĂ­sica de seu pai, que fez das muletas e da cadeira de rodas suas companheiras de jornada, e com seus cĂŁes, a filĂłsofa e biĂłloga estadunidense articula aqui temas como biotecnologia e engenharia genĂ©tica, domesticação e mercadorização de animais, indĂșstria alimentĂ­cia e pandemias, natureza, cultura, feminismo e privilĂ©gios de raça e classe.

Além de cães e humanos, habitam estas påginas gatos ferais, ratos de laboratório, porquinhos-da-índia, moscas tsé-tsé, galos e galinhas, um jumento e até mesmo um dos grandes mamíferos mais raros do mundo, o vombate-de-nariz-peludo-do-norte. Todas essas criaturas, inclusive nós, em devir contínuo umas com as outras, afetando e sendo afetadas em um mundo cada vez mais conectado por meio da tecnologia.

Escrito a duas mĂŁos e oito patas, este livro consagra o encontro desta que Ă© uma das mais importantes pensadoras contemporĂąneas com seus coautores: os cĂŁes Cayenne Pepper, uma pastora-australiana de pelagem vermelha, e Roland, um vira-lata mistura de pastor-australiano com chow-chow. Mais que animais de estimação, os cĂŁes sĂŁo parentes interespecĂ­ficos, famĂ­lia, espĂ©cies companheiras com quem Haraway divide o alimento e constrĂłi um incomum trabalho comum. Inspirada pelo esporte agility – uma competição esportiva com cachorros na qual sĂŁo avaliadas nĂŁo sĂł as habilidades caninas mas tambĂ©m as de seus parceiros humanos –, a obra se baseia numa construção de mundo habitĂĄvel por meio da Ă©tica e dos espaços negociados entre humanos e nĂŁo humanos.

Gostou? EntĂŁo, compre pelo link afiliado e ajude o Saber Animal. VocĂȘ nĂŁo paga nada a mais por isso e nĂłs recebemos uma pequena comissĂŁo.