📚 Livro – A incrível viagem das plantas

No livro A incrível viagem das plantas (2022, Editora Ubu), uma obra breve e divertida, o premiado neurobiólogo italiano Stefano Mancuso, reúne uma série de relatos surpreendentes sobre algo que não costumamos, erroneamente, associar às plantas: o movimento.

Assim como os seres humanos, as plantas também migram pelo mundo, e muitas vezes pelos mesmos motivos que nós: para assegurar sua sobrevivência ou para descobrir novas formas de vida, para se transformar ou para transformar outros seres, ou então simplesmente para habitar outros espaços, mobilizadas pelo acaso e pela “curiosidade”.

Mancuso traz, em uma escrita híbrida e única entre a ciência e a literatura, narrativas sobre plantas que convencem os animais a carregá-las de um canto a outro; plantas que, em vez de dependerem de outros seres, aprenderam a rolar pelas encostas, voar com o vento ou mesmo nadar nos rios e mares; plantas que resistiram a desastres atômicos e às intempéries do tempo; plantas que desenvolveram frutos incrivelmente versáteis.

Seja qual for a história, o leitor de A incrível viagem das plantas será levado a uma realidade em que plantas e seres humanos revelam-se semelhantes e complementares – a nossa própria realidade, pelos olhos do exímio Stefano Mancuso.

Esta obra tem 160 duas páginas e faz parte de uma série de outros livros do autor publicados pela mesma editora.

Gostou? Então, compre pelo link afiliado e ajude o Saber Animal. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão.